sexta-feira, 14 de junho de 2013

Para coordenador da Funai, violência contra povos indígenas se intensificou no país

João Maurício Farias, coordenador da Funai no Litoral Sul, admite que houve "um recrudescimento na violência" nos últimos tempos, e afirma que grande parte da imprensa não compreende as particularidades que envolvem a questão indígena. Da mesma forma que Liebgott, Farias contesta o ímpeto político de modificar o processo de demarcações desta forma: "penso que este é o momento mais crucial em relação aos direitos territoriais dos povos. A PEC 215 passa para o Congresso uma política que ele não pensa em executar, pois não tem interesse algum em delimitar e demarcar os territórios", opinou.


Para o coordenador da Funai, as tensões que ocorrem no Rio Grande do Sul, inclusive as recentes, entre agricultores e indígenas, se caracterizam como outra forma de violência, igualmente perigosa. "No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, não há casos de violência propriamente dita, como no Mato Grosso do Sul e no norte do Paraná, mas de tensão e ameaças, o que também é gravíssimo. Noto uma intensificação do preconceito contra os povos indígenas", disse João Maurício.

Na opinião de João Maurício Farias, retirar a Funai do processo de mediação entre os interesses dos povos originários, agricultores e do governo federal seria outro erro, ainda que a atuação do organismo tenha sido contestada por parte do movimento indígena. "Retirar a Funai do processo é retirar o colchão que está colocado entre dois cristais: o movimento indígena e o agronegócio". Por fim, Farias criticou o trabalho da "grande imprensa" que, nos últimos episódios, "tentaria deslegitimar" o papel da entidade frente aos povos indígenas.
 
Leia na íntegra em http://www.sul21.com.br/jornal/2013/06/ao-menos-50-indigenas-sao-assassinados-por-mes-no-brasil-mostram-dados-do-cimi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário