quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Brasil recebe história indígena do Rio Grande do Sul pela TV

Apesar das inúmeras difamações da Bancada Ruralista contra indígenas no Rio Grande do Sul, a TV Globo exibe a série "O Tempo e o Vento", de Érico Veríssimo, publicada em 1949, com presença dos Guarani da Aldeia Inhacapetum, município de São Miguel das Missões, RS, que provam a resistência do povo Guarani.

A FUNAI foi chamada para acompanhar os direitos de imagens dos indígenas durante o projeto, e demonstrou que a autonomia indígena e a legislação vigente defendem os interesses indígenas, tendo que serem tratados com respeito. Ariel Ortega, liderança Guarani e também cineasta, em entrevista à RBS explicou que o diretos Jaime Bonjardim respeitou os Guarani cientes de que não eram atores, e não necessitou repetir as cenas.

Os Guarani no RS aguardam pela demarcação de suas terras e a FUNAI segue a legislação federal com estudos de demarcação dos limites das áreas, e conta com apoio do Governo do Estado que respeita a Lei de Terras do RS, que prevê indenização de colonos em caso de estarem em terras indígenas tradicionalmente ocupadas.

Assista a reportagem: http://globotv.globo.com/rbs-rs/jornal-do-almoco/v/indios-guarani-de-sao-miguel-das-missoes-assistiram-o-filme-o-tempo-e-o-vento/2857636/

Nenhum comentário:

Postar um comentário