terça-feira, 19 de novembro de 2013

Coordenador Regional do Litoral Sul fala à rádio Gaucha sobre Seminário e presença de Ministro da Justiça no RS


Promovido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) – Coordenação Regional do Litoral Sul e Coordenação Regional de Passo Fundo, em parceria com a Divisão Indígena do Departamento de Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Indígenas (DPAQUI/SDR) e apoio do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), o 1º Seminário de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas no RS: desafios, ações e possibilidades, busca reunir indígenas – Guarani-Mbya, Kaingang, Charrua - e instituições parceiras para dialogar sobre o tema da gestão territorial e ambiental em Terras Indígenas (TIs) no RS, tendo como pano de fundo algumas experiências e ações de projetos executados e em andamento com enfoque na gestão das Terras Indígenas.




Iniciado nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, contou com participação de cerca de 100 pessoas, entre indígenas, pesquisadores, servidores federais e estaduais, municipais. Nesta mesma data, o Exlmo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a Presidenta da FUNAI, MAria Augusta Assirati, estiveram em diálogo com indígenas Kaingang no norte do Rio Grande do Sul para tratar sobre a demarcação física da Terra Indígena em Sananduva, criando uma Mesa de Diálogos.

João Maurício Farias, Coordenador Regional do Litoral Sul da FUNAI foi entrevistado pela Rádio FM Cultura, da Fundação Cultural Piratini, e comenta o Seminário e a visita do Ministro da Justiça. 



Ouça o programa: http://www.mixcloud.com/Cultura1077/caf%C3%A9-cultura-19112013/

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

1o Seminário de GEstão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas no RS: desafios, ações e possibilidades.

Serão nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2013 – a partir das 8:30
Inscrições no local ou pelo e-mail: seminariogtars@gmail.com
(informar nome completo; RG; instituição) – vagas limitadas


1º Dia – 18.11.2013 (segunda-feira)
8:00: Credenciamento dos Participantes
Mesa 1 (manhã): Territorialidades Mbya Guarani, Kaingang e Charrua no RS e o tema da Gestão Territorial e Ambiental
Mesa 2 (tarde): Iniciativas de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas no RS – relatos e trocas de experiências de projetos em andamento.

2º Dia – 19.11.2013 (terça-feira)
Mesa 3 (manhã): Mosaico de Áreas Protegidas e APA Zona Sul
Mesa 4 (tarde): Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI)
19h00 – Exibição do filme Bicicletas de Nhanderú (45min/2010), seguido de conversa com o cineasta Ariel Ortega – Guarani-Mbya.

3º Dia – 20.11.2013 (quarta-feira)
Mesa 5 (manhã): Direitos indígenas e gestão territorial e ambiental
Mesa 6 (tarde): Debate de Encaminhamentos